Seguro de vida: como funciona?

Seguro-de-vida-como-funciona-blog-1024x330

É comum que as pessoas não reflitam detalhadamente sobre o futuro, isso pensando daqui 20, 30, 40 anos. Afinal, muito se fala sobre “viver o presente” e não se preocupar tanto com o tempo que ainda está distante. Mas, e se existem pessoas que dependem de você? Talvez valha a pena pensar sobre uma maneira de garantir o bem estar de quem se ama. O seguro de vida é uma boa solução para isso.

Entender como funciona e para que serve um seguro de vida é muito importante para quem deseja garantir o sustento de sua família em caso de uma fatalidade. Este serviço assegura a proteção financeira para você e para seus dependentes nesses casos. Ao realizar a contratação, o beneficiário ainda obtém outros benefícios, que serão mencionados no longo deste artigo. Confira!

Seguro de vida: como funciona?

O seguro de vida ainda não é tão popular no Brasil quanto em outros países. Porém, o aumento da demanda fez com que esta modalidade alcançasse um crescimento acima de 10% ao ano. Esse dado foi divulgado na Carta de Conjuntura do Sincor-SP.

As pessoas começaram a ter a consciência de que o seguro de vida é um suporte para a segurança financeira de toda a família. Mas, antes de adquirir este serviço, os consumidores devem ficar atentos para saber como funciona esse contrato e avaliar quais são suas reais necessidades. Desse modo, não correrão o risco de pagar por coberturas que não serão utilizadas.

Um contrato de seguro de vida cobre o risco de morte ou de sobrevivência do beneficiário. Este seguro beneficia não somente no caso de falecimento, mas pode também cobrir casos de invalidez permanente ou de uma doença grave, por exemplo. O objetivo do serviço é propiciar condições de manter o mesmo padrão de vida que o contratante e familiares tinham antes de passar por uma fatalidade.

O valor do serviço é calculado de acordo com a idade, sendo que a maioria das seguradoras faz restrições a pessoas com mais de 65 anos. Algumas impõem limitações a partir dos 60 anos para a contratação da primeira apólice, e no caso de renovação, há ligeira tolerância para o avanço da idade do segurado.

Tipos de seguro de vida

Os seguros mais conhecidos são:

  • Seguro de Vida: garante aos beneficiários a indenização em caso de morte natural ou acidental do segurado.
  • Seguro de Acidentes Pessoais: indenização apenas em caso de morte acidental.
  • Seguro de Vida Profissional: Oferecido por empresas, sendo convencionado pelo contrato de trabalho. Ele também pode ser contratado por profissionais liberais e empresários individuais, com a finalidade de cobrir a invalidez do trabalhador.

Em todas as categorias o segurado pode escolher livremente as pessoas que deseja nomear como beneficiários. A substituição dos escolhidos por outros também é possível. Nos casos em que não houver indicação de beneficiários, metade do capital segurado será pago ao cônjuge não separado judicialmente. O restante é destinado aos herdeiros do segurado, sendo obedecida a ordem hereditária.

É importante que os interessados neste seguro fiquem atentos quanto às diferenças entre um seguro de vida e a cobertura de acidentes pessoais. O primeiro garante indenização para morte natural ou acidental, enquanto o segundo é válido somente para o caso de falecimento por acidente. Como o primeiro tem cobertura mais ampla, seu custo é maior comparado ao de acidentes pessoais.

Para fazer um seguro de vida é necessário realizar uma simulação com as seguradoras de interesse, e avaliar as suas necessidades. Cuidado para não deixar de fora ítens que podem ser interrompidos por falta de dinheiro. Outra dica é verificar se a empresa na qual trabalha oferece esse benefício, pois geralmente o custo de um seguro de vida empresarial é menor.

Tem interesse em contratar um seguro de vida? Converse com um dos consultores da Corretora Multicamp e encontre o seguro ideal para suas necessidades! Trabalhamos com as principais operadoras do país, entre em contato e conheça toda as opções.

VEJA TAMBÉM

CATEGORIAS

Categorias